quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Saiba mais sobre o SIMESPE

O SIMESPE – SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PRÁTICAS ESPÍRITAS DE PERNAMBUCO – nasceu no ano 2006, com o objetivo precípuo de difundir o pensamento Espírita, unindo-se aos demais congressos espíritas já existentes em nosso Estado. Foi criado para acrescentar; para engrandecer o Movimento Espírita, atento às modernas conquistas sociais, científicas e tecnológicas de nossa era, a fim de que a humanidade possa tomar consciência da dimensão dos ensinamentos dos Espíritos e melhor compreender e encaminhar os seus e os destinos da humanidade. Já no seu primeiro ano, o I SIMESPE, teve como tema central o Pensamento Espírita Sobre o Nascer, Viver, Morrer, Renascer e Evoluir Sempre, evidenciando e divulgando a proposta do Cristo, através de palestras, debates e prática espírita, consubstanciando também, momentos de arte, alegria e beleza, que integraram e produziram bem-estar espiritual e emoções indefiníveis. 



Convém ressaltar que o SIMESPE surgiu em decorrência das atividades da Pomada Vovô Pedro, realizadas pelo Grupo Espírita Seara de Deus em conjunto com 80 instituições espíritas pernambucanas, que se reuniram e aprovaram a idéia da realização desse evento. Atualmente, são distribuídos de forma inteiramente gratuita, 100 mil potes do unguento, beneficiando 280 instituições somente em Pernambuco.


Com o objetivo de transcender as paredes dos templos espíritas, o SIMESPE tem como proposta principal levar para a sociedade reflexões filosóficas, científicas, religiosas, práticas e de senso comum do nosso tempo, sobre imortalidade, mediunidade, reencarnação e espiritualidade. Fazendo uma ponte sólida e segura entre o Espiritismo e a Ciência humana, - hoje ainda considerada materialista -, aproxima-se cada vez mais da nossa realidade espiritual. Espiritismo e Medicina/Saúde e Doença - Influências Espirituais, Biológicas, Sociais, Culturais e Ambientais, tema central do III SIMESPE, veio demonstrar a necessidade da união dos conhecimentos espirituais aos científicos.


Educação e Transdisciplinaridade – visão espírita de um novo tempo”, tema central do IV SIMESPE, buscou integrar a nova proposta de educação com os ensinamentos doutrinários espíritas, contribuindo para o despertar das consciências e propiciando o encontro da criatura com o seu Criador, elucidando os enigmas do ser, da sua evolução e progresso, do seu passado e do seu futuro, apontando os rumos superiores a serem alcançados por todos quantos se empenharem pela conquista de sua perfeição. E compreendendo que a educação é a mola propulsora que faculta o desenvolvimento de uma sociedade renovada, este ano, a coordenação promove o I SIMESPINHO, para crianças entre 5 e 10 anos de idade.


Parafraseando Joanna de Ângelis, esperamos com o V SIMESPE, cujo tema central é ESPIRITISMO E OS DESAFIOS DOS TEMPOS ATUAIS – CONFLITOS HUMANOS NA TRANSIÇÃO DO PLANETA, “estar contribuindo modestamente para o despertar dos sentimentos elevados de cada criatura, clareando mentes em aflições ou que dormem na ignorância das verdades espirituais, contribuindo com as “vozes dos céus”, no desiderato da edificação da nova humanidade com Jesus nesse século em que vivemos”.  

A coordenação do V SIMESPE, ante o ”trabalho que se robustece a cada ano e a união sincera que se fortalece num esforço conjunto entre os dois planos da vida”, - o material e o espiritual - deseja boas vindas aos trabalhadores voluntários, patrocinadores, expositores, artistas e congressistas  em geral. E externa sua eterna gratidão a DEUS, a JESUS, aos ESPÍRITOS que nos assistem e aos COMPANHEIROS DE IDEAL que têm compartilhado conosco deste evento.

Um comentário:

  1. Que o SIMESPE seja sempre luz, na mente e no coração de todos, concretizando o que Jesus nos ensinou -"Conhecereis a Verdade e Ela Vos Libertará" - a verdade sobre nós próprios, individualidades, espíritos imortais em busca da sua própria evolução, libertando-nos dos impositivos do ego, próprios da nossa infância espiritual.. através da iluminação de nossas consciências.

    ResponderExcluir