sábado, 29 de outubro de 2011

Conheça os Palestrantes do 7 SIMESPE

Dr. ALBERTO ALMEIDA (PA) 

Alberto Almeida é médico, homeopata, psicoterapeuta, com formação em Terapia de Regressão a Vivências Passadas, Dinâmica dos Grupos, Psicologia Transpessoal, Terapia Familiar e Dinâmica Energética do Psiquismo. Alberto Almeida é expositor espírita internacional, tendo ministrado palestras e seminários no Brasil e no exterior, participando inclusive do IV Congresso Espírita Mundial em Paris.
É natural de Belém/PA e atuante na Associação Médico Espírita do Pará AME-PA


Divaldo é um verdadeiro apóstolo do Espiritismo. Dos seus oitenta e três anos, sessenta e três foram devotados à causa Espírita e às crianças excluídas, das periferias de sua Salvador. Nasceu em 5 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, Bahia, e desde a infância se comunica com os espíritos. Cursou a Escola Normal Rural de Feira de Santana, recebendo o diploma de professor primário, em 1943. Trabalhou como escriturário no antigo IPASE, em Salvador, aposentando-se em 1980.
DIVALDO PEREIRA FRANCO (BA)
É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores Espíritas da atualidade e o maior divulgador da Doutrina Espírita por todo o Mundo.
Seu currículo revela um exímio e devotado educador com mais de 600 filhos adotivos e mais de 200 netos e bisnetos, atendendo atualmente a cerca de 3.000 crianças, adolescentes e jovens de famílias de baixa renda, por dia, em regime de semi-internato e externato.

Orador com mais de 13.000 conferências, em mais de 2.000 cidades em todo o Brasil e em 64 países dos 5 continentes, tendo concedido 1.500 entrevistas para rádio e TV, no Brasil e no Exterior. Recebeu mais de 600 homenagens, de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais.
Como médium, publicou 250 livros, com mais de 8 milhões de exemplares, onde se apresentam 211 Autores Espirituais, muitos deles ocupando lugar de destaque na literatura, no pensamento e na religiosidade universais. Dessas obras, houve 92 versões para 16 idiomas (alemão, albanês, catalão, espanhol, esperanto, francês, holandês, húngaro, inglês, italiano, norueguês, polonês, tcheco, turco, russo, sueco e sistema Braille). Além de 17 escritos por outros autores, sobre sua vida e sua obra. A renda proveniente da venda dessas obras, bem como os direitos autorais foram doados, em Cartório, à Mansão do Caminho e outras entidades filantrópicas.
Espírita convicto, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção em 7 de setembro de 1947.
Dois anos depois, iniciou a sua tarefa de psicografia. Diversas mensagens foram escritas por seu intermédio. Sob a orientação dos Benfeitores Espirituais guardou o que escreveu, até que um dia recebeu a recomendação para queimar tudo o que escrevera até ali, pois não passava de simples exercício. Com a continuação, vieram novas mensagens assinadas por diversos Espíritos, dentre eles: Joanna de Ângelis, que durante muito tempo apresentava-se como Um Espírito Amigo, ocultando-se no anonimato à espera do instante oportuno para se identificar. Joanna revelou-se como sua orientadora espiritual, escrevendo inúmeras mensagens, num estilo agradável repassado de profunda sabedoria e infinito amor, que conforta as pessoas necessitadas dando diretriz espiritual.
Em 1964, Divaldo, sob orientação de Joanna de Ângelis, selecionou várias mensagens de autoria da mentora e enfeixou-as no livro Messe de Amor, que se tornou o primeiro livro psicografado por Divaldo. Atualmente, o médium é recordista e conta com 250 títulos publicados, incluindo os biográficos que retratam sua vida e obra. 
MANSÃO DO CAMINHO
Divaldo Pereira Franco é emérito educador. Fundou em 1952, na cidade de Salvador, Bahia, com Nilson de Souza Pereira, a Mansão do Caminho, instituição que acolheu e educou crianças sob o regime de Lares Substitutos.
Em 20 Casas Lares, educou mais de 600 filhos, hoje emancipados, a maioria com família constituída.
Na década de 60, iniciou a construção de escolas, oficinas profissionalizantes e atendimento médico.
Hoje, a Mansão do Caminho é um admirável complexo educacional com 83.000 m2 e 50 edificações que atende a 3.000 crianças e jovens de famílias de baixa renda, na Rua Jaime Vieira Lima, n° 1, Pau da Lima, um dos bairros periféricos mais carentes de Salvador. O complexo atende a diversas atividades sócio educacionais como: enxovais, Pré-Natal, Creche, escolas de ensino fundamental e médio, Informática, Cerâmica, Panificação, Bordado, Reciclagem de Papel, Centro Médico, Laboratório de Análises Clínicas, Atendimento Fraterno, Caravana Auta de Souza, Casa da Cordialidade e Bibliotecas.
Mais de 35.000 crianças passaram, até hoje, pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho. A obra é basicamente mantida com a venda dos livros mediúnicos e das fitas gravadas nas palestras, seminários, entrevistas e mensagens por Divaldo.

FREDERICO MENEZES (PE) -     O publicitário Frederico Menezes, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, é um dos principais oradores espíritas de Pernambuco. Com variadas faculdades mediúnicas, atua na assistência a pessoas em sofrimento, dirige a Sociedade Espírita Casa do Caminho onde desenvolve um belíssimo trabalho com crianças, faz palestras e se dedica à psicografia e à psicofonia, que renderam livros e CDs. Fred também mantém um blog para discussão de problemas da atualidade.  
HAROLDO DUTRA (MG)Haroldo Dutra Dias é natural de Belo Horizonte é expositor espírita estudioso dos textos do Velho Testamento e do Novo Testamento, diretamente do grego, hebraico e aramaico, ficou conhecido por ter traduzido o Novo Testamento diretamente do grego e publicado pela editora do Conselho Espírita internacional. Ele trabalha da União Espírita Mineira (UEM), é o responsável pela seção "Cristianismo Redivivo", da revista "O Reformador" da Federação Espírita Brasileira. É estudioso do Novo Testamento e lingüista especializado nos idiomas grego e hebraico. Ele é juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.




JUSELMA COELHO (MG)
Juselma Maria Coelho, nasceu em Conselheiro Pena, Minas Gerais. Filha de Anselmo Antônio Coelho e Julieta Maria Coelho é formada em Pedagogia, com especialização em Administração de Empresas. Sempre muito católica, frequentava semanalmente a igreja, participando do coral de adolescentes e da Cruzada Eucarística e tinha verdadeiro preconceito para com o espiritismo. O motivo que a levou a uma casa espírita foi acompanhar uma amiga que estava muito doente e que queria ir à União Espírita Mineira. Ela conta que na primeira vez que foi, alguém falava a respeito de Jesus de forma tão profunda e bonita como nunca tinha ouvido antes. Surpresa, pois não sabia que o Espiritismo falava n’Ele, começou a pesquisar e a estudar.

As primeiras orientações sobre o espiritismo recebeu de dona Eurythmia Cravo Prata, filha de dona Maria Modesto Cravo, espírita convícta e uma das fundadoras do Sanatório Espírita de Uberaba. Há cerca de 30 anos, tornou-se espírita, começando sua trajetória na Associação Espírita Célia Xavier onde, até hoje, faz palestras. Convocada pelo médium João Nunes Maia para atuar na Casa Espírita por ele fundada, a Seman, sempre se empenhou na divulgação da Doutrina Espírita.

Palestrante espírita desde 1975, tem trabalhado como expositora no interior de Minas e em outros estados. No Brasil, já fez palestras na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Brasília, Paraíba, Paraná, Ceará, Goiás, Alagoas, Amazonas e Piauí. No exterior, ministrou palestras espíritas nos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal e Suíça. Já fez palestras e entrevistas para os cursos de Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais (unidades Dom Cabral e Betim).

Juselma Coelho é a atual presidente da Seman e da Editora Fonte Viva. Na Seman, atua também como membro da Coordenação Geral da Pomada Vovô Pedro; como coordenadora da reunião de tratamento e como tarefeira voluntária, onde se fizer necessário. É também vice-presidente do Grupo Espírita Fabiano de Cristo (Lavras/MG), presidente do Grupo Espírita Artur Bernardes (Santa Luzia/MG) e coordenadora do Programa Espírita da Rádio Nova Luz, em Belo Horizonte. Presidente do Conselho Espírita Municipal de Belo Horizonte, membro do Conselho do Hospital Espírita André Luiz, colaboradora da União Espírita Mineira e colaboradora da Revista Espírita Verdade e Luz (Lisboa/Portugal), Juselma Coelho participa ativamente da propagação do movimento espírita.





SILVÉRIO PESSOA (PE)
Cantor, compositor, músico, produtor musical, pedagogo, psicopedagogo e mestrando em Ciências da Religião pela Unicap, Silvério Leal Pessoa, nasceu na cidade pernambucana de Carpina.

Tem vários Cds e DVDs lançados no Brasil e na Europa, realiza, desde 2003, viagens para vários países europeus até a Ásia. Pesquisa a cultura popular, a religiosidade e suas relações com o mundo contemporâneo. Lançou o projeto/Cd Ciclos, com canções abordando a ecologia, a solidariedade, a amizade, a família e a cultura de paz. Realiza palestras e cursos com temas abordando a cultura popular e a educação. Esteve na França, investigando a religiosidade popular do norte da região do Midi-Pirenées e realizando shows em várias cidades juntamente com o grupo Occitan La Talvera.

Parte das vendas dos CDs Ciclos é destinada a instituições que trabalham com crianças órfãs, crianças com câncer e abrigo de idosos.

O CD é dedicado a Francisco Cândido Xavier.


SIMÃO PEDRO (MG)
Administrador e professor de cursos de graduação e pós-graduação do UNICERP, mestre em educação e especialista em gestão empresarial, história moderna e economia contemporânea.
Há mais de vinte anos, Simão Pedro milita na seara espírita. Começou na região do Triângulo Mineiro fazendo palestras e hoje conhece uma boa área do Movimento Espírita no Brasil. “Independentemente do tempo” – disse ele – “o que me deixa feliz é poder através deste trabalho, no Movimento Espírita, conhecer pessoas, fazer amizades e aprender muito com elas. Nesse tempo que estou no Movimento Espírita muito aprendizado me foi proporcionado pelas pessoas que nele atuam”.
Atualmente, Simão Pedro de Lima está na coordenação dos Departamentos de Educação Doutrinária e de Orientação para Assuntos da Mediunidade na Casa Espírita que frequenta, a Casa do Caminho, na cidade de Patrocínio (MG).
No Movimento Espírita, a convite dos confrades, participa de congressos, seminários, simpósios, visitando algumas Casas Espíritas para ministrar palestras. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário