sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sérgio Lopes - Um dos palestrantes confirmados para o VI SIMESPE

Conheça um pouco mais de Sérgio Luis da Silva Lopes, um dos palestrantes confirmados no VI SIMESPE:

“Da medicina com espiritualidade depende o futuro da saúde
no planeta”
Autor do livro “Leis Morais e Saúde Mental”, o médico psiquiatra Sérgio Luis da Silva Lopes (foto), da cidade de Pelotas (RS), é trabalhador espírita atuante e o atual diretor do Departamento de Solidariedade Humana da Associação Médico-Espírita do Brasil - AME-Brasil.
Natural de Bagé (RS), e tendo a oportunidade de crescer em família espírita, trilhou os caminhos de formação pela evangelização infantil e participação ativa no movimento da juventude espírita, onde encontrou sua esposa Jeaninni e com a qual tem três filhos.
Em  seu  livro,  Sérgio  Lopes  brinda-nos
com reflexões abalizadas sobre as Leis Morais, que estão contidas na terceira parte de “O Livro dos Espíritos” e que ensejam o desabrochar deste núcleo divino inato, imanente e incorruptível que está inserido no âmago de nosso self.
O Consolador: Como escritor, o que já tens publicado?
Tenho vários artigos publicados em periódicos diversos e sou autor do livro “Leis Morais e Saúde Mental”, publicado pela Editora Francisco Spinelli, da FERGS – www.livraria.fergs.org.br .
O Consolador: Sérgio, o que te motivou a desenvolver o tema Leis Morais e Saúde Mental?
Depois de dois anos de artigos escritos sobre o tema para o jornal Diálogo Espírita, da FERGS, surgiu a idéia de ampliá-los e transformá-los em livro, o que derivou também em repassar os direitos autorais à Federação, que hoje detém os rendimentos integrais da venda dos livros.
O Consolador: Percebeste alguma inspiração da Espiritualidade ao escrevê-lo?
Muitos foram os momentos de evidente inspiração do livro. Em algumas vezes as idéias fluíram com extrema fluidez, como, por exemplo, nos curtos intervalos das consultas médicas, em torno de 10 ou 15 minutos.
O Consolador: Quais os retornos que tens tido de teu livro que merecem destaque?
Principalmente o retorno de pessoas que me falam de minha obra estar sendo muito esclarecedora para suas questões pessoais. É sempre muito bom quando conseguimos ajudar os outros. Não foi por outro propósito que resolvi escrever o livro.
O Consolador: Qual é a tua participação na Associação Médico-Espírita de Pelotas e na AME-Brasil?
Na AME-Pelotas atuo como presidente e coordenador de dois grupos de estudos: Medicina e Espiritualidade e Psicologia de Joanna de Ângelis. Na AME-Brasil sou expositor e diretor do Departamento de Solidariedade Humana.
O Consolador: A AME-Brasil possui site? Se possui, qual é seu endereço e qual seu conteúdo?
Sim. O site da AME-Brasil é www.amebrasil.org.br. E seu conteúdo principal é a questão da medicina com a espiritualidade.
O Consolador: Como o Departamento de Solidariedade da AME-Brasil desenvolve suas atividades?
Nosso departamento trabalha para desenvolver, em todo o Brasil, atividades de parcerias na área da benemerência. Desde a sua criação, em 2007, já desenvolvemos atendimento voluntário gratuito em vários Estados do Brasil.
O Consolador: Quais as repercussões das ações sociais, através do Departamento de Solidariedade da AME-Brasil, que merecem destaque?
O Projeto de ações solidárias, de autoria da Dra. Marlene Nobre, presidente da AME-Brasil, apresentado na reunião das Entidades Especializadas de novembro de 2006, na FEB, merece destaque porque serve de roteiro para orientar as ações de nosso departamento.
O Consolador: Participas de qual Centro Espírita? Quais as atividades que desempenhas?
Sou trabalhador do Lar Espírita Fabiano de Cristo, em Pelotas (RS), onde desenvolvo atividades doutrinárias de exposição e prece.
O Consolador: Uma marca de tua atuação em Pelotas são os estudos psicológicos da obra de Joanna de Ângelis. Fala-nos sobre eles.
É um grupo de estudo muito especial, pois desenvolve os assuntos da moderna psicologia sob a ótica do Espírito Joanna de Ângelis através de sua série de obras psicológicas. Sobre elas estamos fazendo um estudo aprofundado em nosso grupo de estudo que já dura um ano e meio e conta com a participação de 130 pessoas. Quero destacar que esse grupo de estudo que leva o nome de Joanna de Ângelis tem uma vibração diferente, muito especial, a melhor que já experimentei em toda a minha vida como espírita.
O Consolador: Como tens analisado os temas polêmicos que vêm circulando atualmente pelo movimento espírita?
Com ponderação e cautela, como convém a todo espírita, conforme orienta Allan Kardec. No entanto, com ativa participação, principalmente no que se refere às temáticas que envolvem a defesa da vida.
O Consolador: E os temas polêmicos da sociedade em geral têm sido objeto de debate nos círculos de estudos da AME?
Principalmente os temas polêmicos são enfocados em nosso grupo de estudo e as principais conclusões se referem à defesa da vida diante da realidade do Espírito.
O Consolador: Como vai o movimento espírita em tua cidade e no Rio Grande do Sul?
Pelotas, no último censo do IBGE, foi destacada como uma das cidades de maior número de espíritas no Brasil na proporção de número de habitantes. Temos um Movimento pujante que cresce a cada dia. O Rio Grande do Sul apresenta uma base forte doutrinária, principalmente no que se refere à área de estudos espíritas e no âmbito da evangelização.
O Consolador: Como é ser médico e espírita?
Não saberia ser médico de outra maneira. É saber que não atuo sozinho. Que meu diploma não é meu e sim emprestado pelo Cristo. Que da medicina com espiritualidade depende o futuro da saúde no planeta. Que ao desencarnar, se tiver merecido, continuarei médico, aprendendo sempre com os amigos da espiritualidade.
O Consolador: Tuas palavras finais.
Considero uma honra e uma bênção estar encarnado nesse momento e atuar nessa doutrina que, além de consoladora, traz luz e esclarecimento às questões mais importantes de nossas vidas. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário